quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Um pouco daqui...

Com uma população de pouco mais de mil habitantes, o distrito de Galeão é uma pequena vila de pescadores que sobrevive da pesca artesanal de siri/camarão e está localizado na contracosta da Ilha de Tinharé, municipio de Cairu, Bahia. Embora seja de uma beleza singular, essa localidade não possue praias balneáveis, não atraíndo o turista tradicional e ficando, assim, de fora do circuito turístico muito forte na região.





Durante a colonização portuguesa, o Galeão foi um centro de produção agropecuária e mais recentemente exportadora de piaçava e dendê que eram, então, beneficiadas no local. Esse beneficiamento foi por muitos anos a principal fonte de renda dos moradores dessa vila, mas que devido a problemas trabalhistas que obrigaram os trabalhadores a reclamares direitos e deveres dos proprietários das fazendas esses serviços foram desativados e o beneficiamento hoje é feito em outros centros. Esta ruptura no sistema econômico levou o Galeão a se recolher nas atividades de mariscagem.

Ainda é possível encontrar nessa vila marcas muito fortes da colonização portuguesa como o casarão "QuatroEstações" que foi construído no século XIX. Mas a cultura africana é, sem dúvida, a que deixou mais a sua contribuição na comunidade. Ainda é possível encontrar no local manifestações folclóricas como Zambiapunga, desfile de Afoxés, Bumba meu boi, Lavagem da Igreja de São Francisco Xavier (padroeiro da vila), Cordão de São Benedito, entre outros.
























16 comentários:

Anônimo disse...

Que massa! Esse blog é ótimo.
Estive em Galeão ainda pequeno, mas nunca mais retornei. Estava procurando na Net algo sobre esse querido lugar faz tempo...

Valeu José Orlando...

José Orlando Madureira Sena disse...

Ok, amigo! Mas pq postou anônimo? Gostaria de saber se você é parente de alguém aqui no Galeão.

Um abraço!

GERLUCE UZÊDA disse...

Zé adorei tb o blog, agora podemos colocar as fotos das nossas festas e das novidades boas do Galeão.
Sds da família Uzêda

GERLUCE UZÊDA disse...

Tenho várias fotos do Galeão como posso colocar?? ou só vc que pode???

José Orlando Madureira Sena disse...

Gerluce, vc é nossa companheira de Orkut e agora de blog.
O blog tem uma dinâmica diferente das comunides do orkut, porém é mais interessante.

Eu posso te colocar, no blog, como uma espécie de moderadora e assim vc poderá postar.

Um abraço!

Anônimo disse...

massa est blog fica mais informado o que se passa no galeão ....

mais tem que bota tudo o que se passa ai relmente q eu quero saber....

José Orlando Madureira Sena disse...

Ok, "anônimo", vamos fazer isso sim. É só deixar passar essa primeira semana de testes.
Um abraço!

Anônimo disse...

ai zé cara meus parabens mesmo pelo blog..todos nós que fasemos parte da terrinha santa!!galeão fica muito feliz quando se tem pesoas como vc cada vez se preoculpando com a melhora da ilha..muito show de bola mesmo saudades de tudo festa de s.francisco..s.jão em fim de tudo maré..o caticanga..xico da luz nossa é tantos lugares maravilhosos que tenho em minha mente que chego ate muitas das vezes a chorar..kkk mais a vida é assim mesmo abraços do amigo DOM

Marcos disse...

Fico alegre com a iniciativa de um verdadeiro filho do Galeão em compartilhar o seu amor por sua terra natal. Fico triste em ultimamente não ter mais o desejo forte de visitar e compartilhar das maravilhas dessa terra separada por Deus. É um grande paradoxo, como um lugar repleto de pessoas de bem e honestas, com belezas naturais inigualáveis, consegue ser acometido por tantas mazelas, desmandos e injustiças? Hoje me sinto impotente em lutar para acabar ou pelo menos minimizar concretamente com tais males, Galeão se tornou uma localidade de facções que brigam pelo poder de mandar e usufruir de benefícios concedidos através de barganhas políticas. Rogo ao Bom Deus que reanime o amor que sempre tive por essa terra maravilhosa e iniciativas como essa de Zé, irão certamente contribuir para tal fim. PARABÉNS MEU AMIGO, VOCÊ É UMA PESSOA ESPECIAL E O GALEÃO PRECISA DE VOCÊ, QUE DEUS TE ABENÇOE!!!

José Orlando Madureira Sena disse...

AMÉM, MEU AMIGO! Eu fico muito feliz e também muito preocupado... Vamos à luta!

02/12/08 09:35

Unknown disse...

Meu Deus Zé nao tem uma vaga ai de trabalho no galeao pra mim nao..?!
rapaz que terra é essa...
abraçao a todos...
na moral Luiz ta uma comedia nesse video viu. rs rs

Anônimo disse...

Adorei a idéia Zé!
Você está de parabéns mais uma vez.
Espero em breve voltar ao Galeão com minha família.
Só por curiosidade quem coordena hoje o Cordão de São Benedito?

INGRID P.P disse...

cole ze e as fotos do carnaval kd?
to esperando.
ha massa o blog ta maneiro so falta mais informasoes.
toligado q vc vai colacar.
lembanças a todos.

andre disse...

ola ze mande lembranças pra galera estou cheio de saudades.
andre paivei

Anônimo disse...

Eu sou Marli, eu e meu esposo Ron, passamos 1ano e meio no Galeao. Participamos de varias festas, agora nos estamos em Joao Pessoa mas estamos com muitas saudade dessa terra maravilhosa. Marli e Ron.

Unknown disse...

iai zé parabens irmao pelo blog ai posta algum comentario sobre eu e a banda pow que sou filho daqi tendeu que ja estamos com 4 cd e um dvd gravado eu gostaria de faser parte desse blog pois sou filho né kkk mais temos que devulgar nossa terrinha com força é isso ae meus parabens eu amo nossa terrinha fuiiii!!!!